Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065

Resumo

A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo, tendo como corpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outros resultados, a existência de práticas ativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboração como caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativo carecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.

Palavras-chave: Avaliação Externa das Escolas. Regulação por pares. Trabalho colaborativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Universidade do Minho

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta, Portugal, Doutoranda em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho.

Filipa Seabra, Universidade Aberta

Professora Auxiliar com Agregação da Universidade Aberta. Investigadora Integrada do LE@D da Universidade Aberta e colaboradora do CIEd da Universidade do Minho.

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Professor Catedrático da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

MIRANDA, H. M. C. G.; SEABRA, F.; PACHECO, J. A. Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21863. Acesso em: 27 abr. 2024.