Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14239.027

Resumo

Este artigo discute a racionalidade técnica na formação docente e a necessidade de uma nova racionalidade que dê conta dos desafios da formação humana na atualidade, sendo abordada a partir dos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) na Educação Matemática. Para exemplificar a discussão, inicialmente teórica, apresentamos uma descrição e reflexão de uma prática com MM realizada por professores da Educação Básica em um período de 20 horas. O trabalho desenvolvido com os professores foi parte de uma formação continuada e forneceu os dados da investigação sobre o tema Integração e Construção rural. Foram analisados os resultados da formação orientados pela interrogação: como a prática com Modelagem Matemática propicia um novo modelo de racionalidade na formação docente? O objetivo foi refletir e apresentar elementos estruturantes da formação docente a partir do desenvolvimento de uma prática com MM, que foi baseada em uma perspectiva de formação que supera o modelo atual da racionalidade técnica. O texto segue uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa. Os resultados da reflexão apontam que a MM na perspectiva de Educação Matemática assumida traz em sua concepção elementos potencializadores à superação do atual modelo de formação de professores, em relação à forma de ensinar e aprender Matemática. A atividade revela a importância de o professor vivenciar uma nova maneira de abordar o ensino e de compreender um embasamento teórico, coerente e consistente que seja capaz de dar sustentação à sua prática.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática. Ensino e aprendizagem. Educação Básica. Racionalidade crítica.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
480
Feb 19 '20Feb 22 '20Feb 25 '20Feb 28 '20Mar 01 '20Mar 04 '20Mar 07 '20Mar 10 '20Mar 13 '20Mar 16 '204.0
| |
Outros formatos de visualizações
161
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268
|

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

BURAK, D.; ZONTINI, L. dos R. S. Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14239.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14239. Acesso em: 28 abr. 2025.