Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008

Resumo

Consideramos que toda área de pesquisa que busca se consolidar e amadurecer deve voltar-se para a própria pesquisa. Desse modo, entendemos que este trabalho é relevante para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, pois temos a seguinte questão de pesquisa: como se mostram os objetivos, os objetos e problemas de pesquisa nas comunicações científicas publicadas na IV Conferência Nacional de Modelagem Matemática, CNMEM, realizada em 2005? Essa questão é enfrentada sob uma abordagem qualitativa do tipo meta-analítica e de conteúdo, com auxílio do software Atlas T.i. O material de coleta de dados é oriundo da referida conferência que é a primeira das três que analisaremos no estudo que visa explicitar a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil. As categorias estabelecidas neste artigo e que serão interpretadas são: 1) Metaestudo em Modelagem Matemática; 2) Aplicação de Modelagem; 3) Articulação entre Modelagem e outras teorias; 4) Modelagem e formação de professores.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Modelagem Matemática na Educação Matemática. Metacompreensão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 467–488, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4170. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática