Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008

Resumo

Consideramos que toda área de pesquisa que busca se consolidar e amadurecer deve voltar-se para a própria pesquisa. Desse modo, entendemos que este trabalho é relevante para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, pois temos a seguinte questão de pesquisa: como se mostram os objetivos, os objetos e problemas de pesquisa nas comunicações científicas publicadas na IV Conferência Nacional de Modelagem Matemática, CNMEM, realizada em 2005? Essa questão é enfrentada sob uma abordagem qualitativa do tipo meta-analítica e de conteúdo, com auxílio do software Atlas T.i. O material de coleta de dados é oriundo da referida conferência que é a primeira das três que analisaremos no estudo que visa explicitar a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil. As categorias estabelecidas neste artigo e que serão interpretadas são: 1) Metaestudo em Modelagem Matemática; 2) Aplicação de Modelagem; 3) Articulação entre Modelagem e outras teorias; 4) Modelagem e formação de professores.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Modelagem Matemática na Educação Matemática. Metacompreensão.

Downloads

Métricas

PDF views
385
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202618
|
Crossref
1

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 467–488, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4170. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação Matemática