Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática

Autores

  • Vantielen da Silva Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) https://orcid.org/0000-0002-9317-7723
  • Dionísio Burak Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor titular aposentado da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1345-1113

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15113.043

Resumo

A presença da Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos justifica-se pela necessidade em melhorar a formação desses educadores para que possam promover uma educação matemática de qualidade e significativa às crianças. Este trabalho, com esse foco, é parte de uma tese que teve como sujeitos de pesquisa acadêmicos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado do Paraná que vivenciaram momentos formativos mediados pela Modelagem como metodologia de ensino na perspectiva da Educação Matemática. A pesquisa, sob atitude fenomenológica, buscou compreensões para a seguinte interrogação: O que se mostra, em discursos de acadêmicos, sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos? A partir dela, foi possível identificar que os acadêmicos, em sua maioria, apresentavam aversão e temiam a sua atuação na área. No entanto, encontraram na Modelagem um caminho para ressignificar o ensino e os conceitos que tinham em relação à Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Modelagem Matemática.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

SILVA, V. da S.; BURAK, D. Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15113.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15113. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Prêmio Capes de Tese