v. 7 n. 2 (2012): Dossiê: Educação Matemática

Editorial

  • Quais teorias e métodos para a pesquisa sobre o ensino da matemática?

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0001
    Raymond Duval
    305-330
  • Quelles théories et quelles méthodes pour les recherches surl’enseignement des mathématiques?

    Raymond Duval
    305-330
  • Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curriculares

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0002
    Juan D. Godino, Hernán Rivas, Pedro Arteaga
    331-354
  • O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003
    João Pedro da Ponte, Joana Mata-Pereira, Ana Henriques
    355-377
  • O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0004
    Méricles Thadeu Moretti, Afrânio Austregésilo Thiel
    379-396
  • Análise de percepções e procedimentos algébricos de estudantes da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0005
    Neiva Ignês Grando, Sandra Mara Marasini
    397-420
  • Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
    Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
    421-443
  • O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007
    Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, Maria Lidia Sica Szymanski
    445-465
  • Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008
    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    467-488
  • Conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0009
    Reginaldo Fernando Carneiro, Ana Paula Gestoso de Souza
    489-509
  • A vivência de uma intervenção docente: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0010
    Vinícius Pazuch, Cátia Maria Nehring
    511-531
  • Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011
    Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira
    533-558
  • Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012
    Ettiène Guérios, Sandra Sausen
    559-584
  • A cognição em questão: invenção, aprendizagem e Educação Matemática

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0013
    Giovani Cammarota, Sônia Maria Clareto
    585-602

Resenhas