Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores

Autores

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Sausen Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa sobre processos de interação e mobilização identificadas em alunos de um curso presencial de Licenciatura em Matemática usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem. O recorte neste artigo se dá sobre a mobilização de conhecimentos curriculares numa perspectiva de prática pedagógica em interações estabelecidas com o uso do chat e do diário. A análise teve por base Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), entre outros. Os resultados mostram que houve mobilização de conhecimentos através de interações mútuas e a existência de um movimento reflexivo de aprendizagem que implicou construção conceitual, que a integração das ferramentas disponíveis em ambientes virtuais no ensino presencial potencializam a comunicação e a interação entre professor e aluno e entre os alunos, estendendo os processos de aprendizagem para além do espaço e do tempo das aulas, dando a ideia de uma “sala de aula expandida”.

 

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação Matemática. Formação de professores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
531
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202621
|

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

GUÉRIOS, E.; SAUSEN, S. Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 559–584, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3542. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação Matemática