Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores

Autores

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Sausen Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa sobre processos de interação e mobilização identificadas em alunos de um curso presencial de Licenciatura em Matemática usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem. O recorte neste artigo se dá sobre a mobilização de conhecimentos curriculares numa perspectiva de prática pedagógica em interações estabelecidas com o uso do chat e do diário. A análise teve por base Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), entre outros. Os resultados mostram que houve mobilização de conhecimentos através de interações mútuas e a existência de um movimento reflexivo de aprendizagem que implicou construção conceitual, que a integração das ferramentas disponíveis em ambientes virtuais no ensino presencial potencializam a comunicação e a interação entre professor e aluno e entre os alunos, estendendo os processos de aprendizagem para além do espaço e do tempo das aulas, dando a ideia de uma “sala de aula expandida”.

 

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação Matemática. Formação de professores.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

GUÉRIOS, E.; SAUSEN, S. Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 559–584, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3542. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática