Conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos

Autores/as

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0009

Resumen

   

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao elaborarem histórias infantis com conteúdos matemáticos. A pesquisa desenvolvida aproxima-se da vertente de pesquisa participante, e o local de investigação foi um curso de curta duração oferecido, pelos autores deste texto, em um seminário de Educação Matemática para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos usados para a produção dos dados foram o áudio, o vídeo, o diário de campo e os registros produzidos pelas professoras. Os resultados evidenciaram que as professoras mobilizaram seus conhecimentos do conteúdo e seu conhecimento pedagógico do conteúdo, ao buscarem solucionar os diferentes problemas propostos e, principalmente, ao elaborarem histórias infantis com conteúdo matemático.

 

Palavras-chave: Ensino de matemática. Conhecimentos docentes. Histórias infantis.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de São Carlos
    Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Educação e professora substituta da Universidade Federal de São Carlos

Publicado

2012-12-04

Número

Sección

Educação Matemática

Cómo citar

Conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 489–509, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3412. Acesso em: 31 may. 2026.