Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14812.040

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir com o debate acerca da educação domiciliar no contexto brasileiro, por meio de um ensaio teórico. Nesse sentido, apresenta-se, por um lado, os principais argumentos a favor da prática; e, por outro, aspectos que fundamentam a escola como um espaço de possibilidade de reconhecimento da diferença e de igualdade. Importa refletir acerca da relevância da relação com o outro para a construção do conhecimento. Assim, este texto apoia-se em Vygotsky e no conceito cunhado por ele de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para efeitos de conclusão, considera-se a importância de um debate amplo, sólido, em que as especificidades familiares, sociais e cognitivas de cada criança sejam consideradas no que tange ao planejamento e à ação de medidas que envolvam a educação no Brasil.

Palavras-chave: Homeschooling. Diferença. Construção do conhecimento. Aprendizagem. Vygotsky.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

BECKER, C. .; GRANDO, K. B. .; HATTGE, M. D. . Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–12, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14812.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14812. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas