Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16336.102

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apreender as concepções frente à Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no contexto da prática docente em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Ponta Grossa-Paraná. O encaminhamento metodológico corresponde ao estudo de caso com a análise qualitativa dos dados. Foram sujeitos de pesquisa 18 professores do  1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os dados foram coletados no período entre os meses de maio e junho de 2018 por meio de questionário via Google Forms. Os dados empíricos revelaram a insuficiência, a carência e, às vezes, a inexistência de formação inicial e continuada específica em EITI com foco na expansão do tempo e nos espaços educativos agregados a uma concepção de Educação Integral.

Palavras-chave: Educação Integral em Tempo Integral. Prática docente. Ensino Fundamental. Escola pública.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

APARECIDA CAMPOS , J. .; DE CARVALHO CRUZ , G. Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–12, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16336.102. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16336. Acesso em: 14 abr. 2025.