Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14674.020

Resumo

Este estudo busca compreender como a contação de histórias está relacionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo de adultos contadores de histórias. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas com 30 contadores de histórias e de grupo focal. Os dados foram analisados considerando a identificação de categorias a partir do método clínico (DELVAL, 2002). A análise permitiu estabelecer as seguintes categorias: gosto pela leitura, por ouvir e contar histórias; comprometimento com a atividade; reconhecimento da alteridade; afetividade no processo; gratidão e transformação pessoal.  Há indícios do desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos do contador de histórias. Os participantes observam um constante desenvolvimento afetivo a partir da prática, atribuindo à contação de histórias as mudanças na forma de agir, de comportar-se e de ver o mundo, aproximando-se mais do “ser” humano e das suas fragilidades.

Palavras-chave: Contação de história. Desenvolvimento. Afetividade. Cognição. Adulto.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

ABATE, E. A. B. .; STOLTZ, T. Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14674.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14674. Acesso em: 1 jun. 2025.