Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14343.018

Resumo

Neste artigo, apresentam-se reflexões sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), elaborados em meio à busca por novas formas de coordenação e de cooperação entre os entes federados para a construção de um Sistema Nacional de Educação e para a melhoria na qualidade da educação. A análise aponta que os ADEs vêm se configurando como uma estratégia nas relações intergovernamentais, a qual envolve o associativismo territorial, a colaboração horizontal, o trabalho em rede entre municípios com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhantes e a realização de acordos de cooperação e parcerias com órgãos públicos e instituições privadas e não-governamentais. Os resultados indicam que a construção desse novo modelo de cooperação como espaço de atuação do setor privado na estrutura estatal, com ou sem fins lucrativos, tem implicações para a democratização da educação.

Palavras-chave: Arranjos de Desenvolvimento da Educação. Regime de Colaboração. Parceria público-privada.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

CARVALHO, E. J. G. de; PERONI, V. M. V. Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v15.14343.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14343. Acesso em: 5 nov. 2024.