Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso

Autores

  • Theresa Maria de Freitas Adrião UNICAMP
  • Vera Maria Vidal Peroni UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0004

Resumo

Este artigo analisa as consequências para a oferta e a gestão da educação pública do Programa Gestão Nota 10 e do Programa Escola Campeã, resultantes de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e o Instituto Ayrton Senna (IAS). O artigo se baseia nos resultados de estudos de caso realizados em 10 municípios de diferentes estados brasileiros que integraram uma pesquisa nacional. Busca-se indicar as regularidades encontradas nas informações coletadas nos estudos de caso por meio da análise de fontes documentais e entrevistas com gestores municipais.

 

Palavras-chave: Parceria público-privada. Gestão educacional. Governos subnacionais. Gestão municipal.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,105
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202647
|

Biografia do Autor

Theresa Maria de Freitas Adrião, UNICAMP

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado(1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolnedo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp.

Vera Maria Vidal Peroni, UFRGS

possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estado e política educacional, política educacional brasileira, financiamento da educação, descentralização da educação e política educacional.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

ADRIÃO, T. M. de F.; PERONI, V. M. V. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 45–53, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2522. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos