O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o homeschooling, de modo a identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação domiciliar no desenvolvimento de competências dialógicas na formação dos educandos e pais que vivenciam o homeschooling. Realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas, no período de setembro a outubro de 2019, com cinco famílias que praticam o homeschooling nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram que as famílias entrevistadas têm a prática do homeschooling, em média, de 12,6 anos; que a educação individualizada, a flexibilidade para avançar e individualizar a aprendizagem são razões de escolha pela educação domiciliar; que o diálogo é praticado de forma ampla, ocorrendo em todos os espaços de aprendizagem; e que as TIC, como as redes sociais, as plataformas educativas, os livros digitais e as aulas online têm sido utilizadas no homeschooling. O estudo permitiu concluir que o diálogo e as TIC são instrumentos que ampliam as possibilidades de aprendizagem das crianças e dos adolescentes homeschoolers.

Palavras-chave: Ensino Domiciliar. Homeschooling. TIC. Diálogo.

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Publicado

2020-03-09

Como Citar

BRITO, R. de O. .; SÍVERES, L. .; MERCADO, L. P. L.; NEVES JÚNIOR, I. J. das . O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14804. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas