O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o homeschooling, de modo a identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação domiciliar no desenvolvimento de competências dialógicas na formação dos educandos e pais que vivenciam o homeschooling. Realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas, no período de setembro a outubro de 2019, com cinco famílias que praticam o homeschooling nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram que as famílias entrevistadas têm a prática do homeschooling, em média, de 12,6 anos; que a educação individualizada, a flexibilidade para avançar e individualizar a aprendizagem são razões de escolha pela educação domiciliar; que o diálogo é praticado de forma ampla, ocorrendo em todos os espaços de aprendizagem; e que as TIC, como as redes sociais, as plataformas educativas, os livros digitais e as aulas online têm sido utilizadas no homeschooling. O estudo permitiu concluir que o diálogo e as TIC são instrumentos que ampliam as possibilidades de aprendizagem das crianças e dos adolescentes homeschoolers.

Palavras-chave: Ensino Domiciliar. Homeschooling. TIC. Diálogo.

Downloads

Métricas

Viste PDF
991
Mar 10 '20Mar 13 '20Mar 16 '20Mar 19 '20Mar 22 '20Mar 25 '20Mar 28 '20Mar 31 '20Apr 01 '20Apr 04 '20Apr 07 '2011
| |
Altri formati
112
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268
|

Downloads

Publicado

2020-03-09

Como Citar

BRITO, R. de O. .; SÍVERES, L. .; MERCADO, L. P. L.; NEVES JÚNIOR, I. J. das . O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14804. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas