v. 14 n. 1 (2019)

Artigos

  • A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.001
    Antoni Verger
    9-33
  • Cómo potenciar la justicia social y la pedagogía de Freire en la enseñanza universitaria. Ejemplos de la enseñanza universitaria del inglés

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.002
    María Martínez Lirola
    34-48
  • Transformaciones del examen en la escuela colombiana (1890 -1940): hacia la clasificación e individualización del sujeto escolar

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.003
    Ángela Adriana Rengifo Correa
    49-67
  • John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.004
    Claudio A. Dalbosco, Miguel da Silva Rossetto
    68-83
  • Agenda sindical de professores da Educação Básica: desafios postos a partir do Piso Salarial Profissional Nacional

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.005
    Andréa Barbosa Gouveia, Maria Dilneia Espíndola Fernandes
    84-98
  • As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.006
    Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Sheila Fabiana de Quadros, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    99-114
  • Política de valorização docente e carreira de professores da Educação Básica no estado de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.007
    Leandro Thomazini, Márcia Aparecida Jacomini
    115-137
  • Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.008
    Adolfo-Ignacio Calderón, Bruna Mara da Silva Wargas, Eli Borochovicius, Marco Wandercil, Marina Piason Breglio Pontes, Adelir Aparecida Marinho de Barros, Fábio Brazier, Adriana Batista de Souza Koide
    138-162
  • Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.009
    Fernando Bagiotto Botton, Hector Ribeiro Molina, Lareane Lourenço Machado, Douglas Figueira Scirea, André Victor Falcade Pereira
    163-180
  • Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.010
    Ana Luisa Teixeira de Menezes, Maria Aparecida Bergamaschi
    181-198
  • O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.011
    Danilo Arnaldo Briskievicz
    199-214
  • A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012
    Fabiana Claudia de Vasconcelos França, Luiz Síveres
    215-231
  • Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.013
    Rodrigo Avila Colla
    232-249
  • Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.014
    José Wilson dos Santos, Marcio Antonio da Silva
    250-272
  • Um estudo de elites acadêmicas no campo da Política Educacional no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.015
    Isac Pimentel Guimarães
    273-296
  • Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.016
    Patricia Laura Torriglia
    297-318
  • A regulação da conduta dos pesquisadores na ciência brasileira: um problema de pesquisa ou um problema para a pesquisa em Educação?

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.017
    Mónica de La Fare, Pedro Savi Neto
    319-332
  • Trabalhos de conclusão de curso: tendências dos estudos relacionados à Educação Especial em um curso de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.018
    Silmara de Oliveira Gomes Papi, Leticia Golba
    333-361
  • “Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.019
    Anita Helena Schlesener
    362-376

Resenhas

Tradução

  • As nuances da censura: escritos políticos de Antonio Gramsci de 1916 a 1918

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.022
    Tradução de Anita Helena Schlesener
    387-396