Política de valorização docente e carreira de professores da Educação Básica no estado de São Paulo

Autores

  • Leandro Thomazini
  • Márcia Aparecida Jacomini Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.007

Resumo

Neste artigo, são analisados estatutos e planos de carreira do magistério da Rede Estadual de São Paulo e de quatro municípios paulistas: Águas de São Pedro, São Caetano do Sul, Barra do Turvo e Natividade da Serra. O objetivo é investigar se e como orientações de organismos internacionais e o prescrito na legislação nacional estão presentes nos planos analisados nos aspectos relacionados à progressão na carreira. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com base na técnica de análise documental e entrevistas semiestruturadas com representantes das secretarias municipais de Educação. Constatou-se que aspectos dos planos de carreira e estatutos não foram implementados pelos municípios, influenciando negativamente as possibilidades legais de progressão na carreira. Além disso, os planos apresentam formulações diversas das orientações dos organismos internacionais e da legislação nacional, não conformando, em seu conjunto, uma verdadeira valorização da carreira docente.

 

Palavras-chave: Valorização docente. Estatuto e plano de carreira. Magistério público.

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Biografia do Autor

Leandro Thomazini

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor da Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP

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Publicado

2018-09-20

Como Citar

THOMAZINI, L.; JACOMINI, M. A. Política de valorização docente e carreira de professores da Educação Básica no estado de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 115–137, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12458. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos