Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais

Autores

  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0001-6534-2819
  • Bruna Mara da Silva Wargas Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Eli Borochovicius Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marina Piason Breglio Pontes Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adelir Aparecida Marinho de Barros Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Fábio Brazier Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adriana Batista de Souza Koide Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.008

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar se os Doutorados Profissionais em Educação (DPE) são cursos comumente oferecidos pelas principais universidades do mundo e analisar as tendências desse tipo de doutorado nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM). Em sua produção, foram identificadas e analisadas propostas de DPE de dezenove importantes UCM que se destacaram em três rankings. A partir de pesquisa exploratória, analítico-descritiva, no campo da Educação Comparada, constataram-se nove grandes tendências, destacando-se que a oferta de DPE é uma prática comum nas UCM que ofertam doutorados acadêmicos, direcionados, principalmente, para a formação de profissionais para altos cargos gerenciais para as escolas, universidades e/ ou governos, ganhando relevo os DP no campo da liderança educacional.

 

Palavras-chave: Universidade de Classe Mundial. Doutorado Profissional em Educação. Mestrado Profissional em Educação.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,091
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202646
|
Outros formatos de visualizações
105
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202636
|

Biografia do Autor

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder do GRAPSE -  Grupode Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT)

Bruna Mara da Silva Wargas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), professora do Centro de Economia e Administração da mesma universidade. Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), graduanda em Ciências Econômicas pela PUC-Campinas.

Eli Borochovicius, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando e mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), professor da Faculdade de Administração da mesma universidade.

Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando e Mestre em Educação pela PUC-Campinas e membro do GRAPSE-Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado no CNPq. Professor da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim e Especialista em Avaliação Institucional da PUC-Campinas.

Marina Piason Breglio Pontes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestra em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professora do Centro de Linguagem e Comunicação da mesma universidade e consultora em Hotelaria e Turismo.

Adelir Aparecida Marinho de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Fábio Brazier, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Adriana Batista de Souza Koide, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

CALDERÓN, A.-I.; DA SILVA WARGAS, B. M.; BOROCHOVICIUS, E.; WANDERCIL, M.; PONTES, M. P. B.; MARINHO DE BARROS, A. A.; BRAZIER, F.; KOIDE, A. B. de S. Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 138–162, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12007. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)