Sistema educativo brasileño: universidades de excelencia a la luz de los rankings académicos nacionales
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22663.071Resumo
El articulo tiene como objetivo analizar comparativamente la evolución histórica que las universidades brasileñas han tenido en los tres principales rankings nacionales: Ranking Universitario Folha, Guia do Estudante y el ranking generado por el Ministerio de Educación, el Índice General de Cursos (IGC). Para ello se realizó un análisis bibliográfico y documental de fuentes secundarias de información. En general, se detectó: 1) existe un conjunto de instituciones que siempre se ubican en un rango determinado de posiciones, independientemente del ranking, la metodología utilizada o el año en cuestión, la mayoría de las cuales son públicas, solo dos son privadas, pero denominacional, filantrópico y sin fines de lucro; 2) en Brasil, en un universo de 203 universidades, existe un grupo selecto de excelencia formado por sólo 13 universidades, según los criterios de los tres rankings analizados.
Palabras clave: Educación superior. Gobernanza universitaria. Indicadores de calidad.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.