John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.004

Resumo

Compreender as capacidades humanas, como se desenvolvem e que direção podem tomar é problema nuclear das teorias educacionais. O presente ensaio investiga tal problema em duas potentes teorias clássicas: o desenvolvimento natural, de Rousseau; e a eficiência social, de Dewey. Tomando como referência Democracia e Educação, reconstrói a leitura que Dewey faz de Rousseau, mostrando o que retém e o que nega dele. Dewey coloca eticamente, com mais precisão que Rousseau, o desenvolvimento social das capacidades humanas no centro de sua teoria educacional: a condição ativo-interativa do ser humano abre-lhe a possibilidade de assumir a simpatia inteligente como afeto moral-político de seu exercício visando à boa cidadania. Deste modo, o ensaio conclui que, longe de ter um sentido econômico e político imediatamente instrumental, a teoria pragmatista deweyana da eficiência social visa à dimensão normativo-solidária que está na base da democracia como laço social que solidifica a comunidade humana.

 

Palavras-chave: Capacidades Humanas. Desenvolvimento Natural. Eficiência Social. Simpatia Inteligente. Boa cidadania.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
497
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202626
|
Outros formatos de visualizações
145
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202638
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 2
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 6
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 2

Biografia do Autor

Claudio A. Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Professor do Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

DALBOSCO, C. A.; ROSSETTO, M. da S. John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 68–83, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12282. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos