Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.013

Resumo

O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.

 

Palavras-chave: Educação e Ciência. Educação Popular. Epistemologia da Ciência.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
341
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202624
|
Outros formatos de visualizações
134
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202636
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 6
  • Mendeley - Readers: 1
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Doutor em Educação pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

AVILA COLLA, R. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 232–249, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12224. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos