“Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa

Autores

  • Anita Helena Schlesener Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.019

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas observações sobre o conceito de gestão democrática e seu significado no contexto das políticas educacionais. As notas apresentadas implicam esclarecer de qual gestão e de qual democracia se fala, para não correr o risco comum de escrever no vazio. Para tanto, retomam-se os conceitos de hegemonia e democracia dos Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, para acentuar que uma democracia efetiva implica a superação da separação milenar entre dirigentes e dirigidos.

 

Palavras-chave: Democracia. Gestão. Gestão democrática. Gramsci.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
419
Dec 28 '18Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '19Jan 07 '19Jan 10 '19Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '199
| |
Outros formatos de visualizações
151
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202637
|

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

SCHLESENER, A. H. “Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 362–376, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13085. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos