“Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa

Autores

  • Anita Helena Schlesener Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.019

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas observações sobre o conceito de gestão democrática e seu significado no contexto das políticas educacionais. As notas apresentadas implicam esclarecer de qual gestão e de qual democracia se fala, para não correr o risco comum de escrever no vazio. Para tanto, retomam-se os conceitos de hegemonia e democracia dos Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, para acentuar que uma democracia efetiva implica a superação da separação milenar entre dirigentes e dirigidos.

 

Palavras-chave: Democracia. Gestão. Gestão democrática. Gramsci.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

SCHLESENER, A. H. “Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 362–376, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13085. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos