Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23151.049

Resumo

Neste artigo, teve-se o objetivo de desenvolver algumas reflexões sobre as mudanças em curso e os novos desafios que se apresentam no processo de formação acadêmica na apropriação da leitura e da interpretação de textos clássicos e de sua importância para a compreensão da realidade em seu movimento, pressupondo que a linguagem é metafórica e política. Dessa perspectiva, os pressupostos metodológicos fundamentam-se no materialismo histórico, desde Marx, Gramsci e teóricos da Escola de Frankfurt. Discorre-se sobre alguns métodos de investigação que compõem o horizonte ideológico de quem escreve e de quem lê. Seguem-se, então, algumas notas sobre as possibilidades de a teoria interrogar a realidade efetiva, parte do significado de ler e interpretar o escrito, cotejando-o com a leitura do mundo, o que implica novamente conhecer o aporte teórico do autor. A partir desses pressupostos, reflete-se sobre a relação entre linguagem e educação e a importância e as possibilidades de uma teoria possibilitar a compreensão do real.

Palavras-chave: Linguagem. Educação. Filosofia.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Doutorado em História pela UFPR; Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

SCHLESENER, A. H. Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23151.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23151. Acesso em: 5 nov. 2024.