Ética na pesquisa em educação: os limites e desafios ante a Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24293.004

Resumo

Neste artigo, desenvolvem-se algumas reflexões sobre a ética no campo da pesquisa em educação, indagando tanto sobre a regulamentação quanto sobre as novas dimensões que o problema assume com a inserção das novas tecnologias digitais, basicamente a Inteligência Artificial (IA). O pressuposto teórico-metodológico funda-se no pensamento crítico, de modo que a questão ética apresenta uma dimensão política que procede das condições sociais e históricas. Retomam-se dados da situação atual dos debates sobre a IA na pesquisa em educação e questiona-se sobre a necessidade de marcos regulatórios institucionais que ordenem a pesquisa científica na área de Ciências Humanas e, especificamente, na área de Educação.

Palavras-chave: Ética na pesquisa. Ética na pesquisa em educação. IA na pesquisa em educação.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
186
Jan 16 '25Jan 19 '25Jan 22 '25Jan 25 '25Jan 28 '25Jan 31 '25Feb 01 '25Feb 04 '25Feb 07 '25Feb 10 '25Feb 13 '2546
|

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2025-01-15

Como Citar

SCHLESENER, A. H. Ética na pesquisa em educação: os limites e desafios ante a Inteligência Artificial. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–12, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24293.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24293. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Inteligência Artificial