Trabalhos de conclusão de curso: tendências dos estudos relacionados à Educação Especial em um curso de Pedagogia

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Leticia Golba

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.018

Resumo

Este artigo analisa as tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados à Educação Especial, apresentados por concluintes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa foi realizada a partir de pressupostos de estudos do tipo estado do conhecimento. O estudo revelou que a abordagem qualitativa e exploratória é a mais utilizada nos trabalhos. Indicou que questionários e entrevistas são os instrumentos de coleta de dados mais comuns entre os concluintes. Revelou, ainda, que o maior número de pesquisas é voltado à deficiência auditiva, havendo, assim, lacunas em relação ao desenvolvimento de pesquisas em outras áreas, tais como: a da deficiência física, a das altas habilidades/superdotação, a do Transtorno do Espectro do Autismo, a da Tecnologia Assistiva.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisa.

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Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Leticia Golba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

PAPI, S. de O. G.; GOLBA, L. Trabalhos de conclusão de curso: tendências dos estudos relacionados à Educação Especial em um curso de Pedagogia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 333–361, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12269. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos