Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21458.096

Resumo

Este estudo visou discutir aspectos relacionados à atuação da Coordenação Pedagógica junto a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo em vista a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial na rede regular estadual de ensino de um município do Estado do Paraná. A partir de abordagem qualitativa, a pesquisa contou com 22 participantes e utilizou como instrumentos de coleta de dados: questionário para professores e coordenadoras pedagógicas; observação do trabalho da Coordenação Pedagógica; e análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos das quatro escolas envolvidas. A pesquisa evidenciou que há atuação da Coordenação Pedagógica relacionada ao acompanhamento do planejamento e da prática pedagógica dos professores e à sua formação continuada. Ademais, indicou que há aspectos positivos e, também, práticas que podem ser revistas pela coordenação e pelos professores.

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Gestão pedagógica da escola. Inclusão educacional.

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Biografia do Autor

Gabriela Chem de Souza do Rosário, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação.

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

ROSÁRIO, G. C. de S. do; PAPI, S. de O. G. Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar . Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.21458.096. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21458. Acesso em: 5 nov. 2024.