v. 17 (2022): Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos

					Visualizar v. 17 (2022): Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
Publicado: 2021-10-19

Artigos

  • Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)

    Carlos Manique da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004
  • A função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências

    Mike Ceriani de Oliveira Gomes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18510.023
  • Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência

    Cintya Regina Ribeiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18509.024
  • Pedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker

    Danilo Araujo de Oliveira, Shirlei Rezende Sales
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18522.027
  • Relação de forças entre as orientações da Unesco e as demandas estudantis na Lei nº 13.415/2017

    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19945.028
  • A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica

    Theóffillo da Silva Lopes, Francisco José Pegado Abílio
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18558.029
  • Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil: uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Conceito 7 Capes (2006-2015)

    Júlio Emílio Diniz-Pereira
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19601.032
  • Existencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença

    Charles Maycon de Almeida Mota, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19349.038
  • Vinculación con la sociedad desde la perspectiva de género: un estudio en la universidad ecuatoriana

    María Cristina Useche Aguirre, Johanna Rosalí Reyes Reinoso, Magdalena Emilia Ordoñez Gavilanes, María del Cisne Aguirre Ullauri, Enma Alexandra Espinosa Iñigues
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19241.043
  • Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência

    Luiz Renato Martins da Rocha, Jáima Pinheiro de Oliveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19961.048
  • Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis

    Jéssica Lins de Souza Fernandes, Joana Célia dos Passos, Rita de Cássia Pacheco Gonçalves
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19399.050
  • Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes

    Sofia Gaspar, Juliana Iorio
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052
  • O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital

    Marcelo Coppi, Isabel Fialho, Marília Cid, Carlinda Leite, Angélica Monteiro
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
  • Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuais

    Névio de Campos
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20234.056
  • Ontoepistemologia na produção de conhecimento no campo da Educação

    Gisele Masson
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20169.059
  • La coordinación docente en la universidad: el caso de la formación inicial del futuro profesorado de Ciencias Sociales en España

    Rafael Sebastiá-Alcaraz, Juan García-Rubio
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20051.079
  • Wishful thinking: processos de significação no discurso da crise de aprendizagem de organizações multilaterais

    Olivia Rochadel, Regina Celia Linhares Hostins
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20775.086
  • Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização

    Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Danilo Romeu Streck
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20159.087
  • Reflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte)

    Andréa Barbosa Gouveia, Gustavo E. Fischman
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20876.088
  • Curricularização da extensão nas Licenciaturas

    Denise Puglia Zanon, Simone Manosso Cartaxo
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093
  • A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação

    Iana Gomes de Lima, Luis Armando Gandin, Luis Felipe Rosa, Gabriel Dias dos Santos
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21141.094
  • O nome da flor: diálogos entre Paulo Freire, Francisco Brennand e as decolonialidades

    Franciele Clara Peloso, Paola Andressa Scortegagna, João Colares da Mota Neto
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21395.095
  • Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar

    Gabriela Chem de Souza do Rosário, Silmara de Oliveira Gomes Papi
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21458.096

Entrevista

  • Entrevista com Pablo del Río – Desenvolvimento humano e desenho educativo: alguns desafios da escola contemporânea

    Pablo del Río, Elizabeth dos Santos Braga, Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19944.015
  • Aliança conservadora na educação brasileira: revisitando a obra Educando à Direita: entrevista com Michael W. Apple

    Michael W. Apple, Iana Gomes de Lima, Ricardo Boklis Golbspan, Graziella Souza dos Santos, Luís Armando Gandin
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20984.091
  • Um diálogo: entrevista com Gisèle Sapiro

    Gisèle Sapiro, Névio de Campos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20975.089

Tradução

  • A política da sociologia crítica das políticas: mobilidades, amarras e redes de elite

    Glenn C. Savage, Jessica Gerrard, Trevor Gale, Tebeje Molla
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19696.001
  • O desafio da individualidade na Teoria da Atividade Histórico-Cultural: dialética “coletividual” a partir de um posicionamento ativista transformador

    Anna Stetsenko
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19943.014
  • O que é agenciamento de políticas?

    Glenn C. Savage
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20018.022

Resenhas

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas

  • Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos

    Matilde Ribeiro
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19374.002
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento

    Keylla Amélia Dares Silveira, Wilson Alviano Júnior
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19419.003
  • Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública

    Branca Jurema Ponce, Alice Rosa de Sena Ferrari
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19390.005
  • Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica

    Adriana Regina de Jesus Santos, João Fernando de Araújo, Martinho Gilson Cardoso Chingulo, Luiz Gustavo Tiroli, Bernadete Lema Mazzafera
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18338.006
  • O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas

    Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Rosane Michelli de Castro , Flávio Santiago
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18825.007
  • “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola

    Iris Verena Oliveira, Jeane Matos Araújo Lima, Geniclécia Lima dos Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18362.008
  • “Demarcar as universidades”: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira

    Iara Tatiana Bonin
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19422.009
  • A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra

    Florisbete de Jesus Silva, Leonardo Lacerda Campos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19492.010
  • Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada

    Adilbênia Freire Machado, Lorena Silva Oliveira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19478.011
  • Uma possibilidade decolonial para pensar a constituição do ethos caboclo no Oeste de Santa Catarina

    Anderson Luiz Tedesco, Cláudia Battestin
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19415.012
  • Filosofia da educação a partir de outras paisagens: infâncias afro-brasileiras e pedagogia decolonial

    Amanaiara Conceição de Santana Miranda, Luís Carlos Ferreira dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19434.013
  • O processo de orientação como estratégia de superação do racismo institucional: relatos de um encontro ancestral em um contexto de Pós-Graduação de um Instituto Federal

    Bianca Barreto do Nascimento, Mariana Fernandes dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19574.016
  • Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do Brasil

    Renilda Vicenzi, Bruno Antonio Picoli
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19356.017
  • Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana

    Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18536.018
  • Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo

    Pamela Tavares Monteiro, José Luiz dos Anjos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18323.019
  • Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020)

    Gabriela Rodrigues Botelho
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19389.020
  • Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal

    Jorge Dantas Junior
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19347.021
  • Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil

    Janaína Oliveira Caetano, Suzete Araujo Oliveira Gomes, Helena Carla Castro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18418.025
  • Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras

    Giovanna Santos da Silva, Edna Martins
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19451.026
  • Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota

    Marina Pereira de Almeida Mello, Samuel Dias Ribeiro
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19450.030
  • A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos

    Kelly Cristina Soares Lima, Josiane Arnholz Plaster, Gerda M. Schütz-Foerste
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19386.031
  • Educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família

    Adicéa de Souza Ferreira
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19336.033
  • “Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Superior

    Cíntia Régia Rodrigues, Edison Lucas Fabrício
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19330.034
  • Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira

    Kasandra Conceição Castro de Sousa, Fausto dos Santos Amaral Filho
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18352.035
  • As cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra

    Nara Cristina Fernandes Almeida, Adriana Duarte Leon
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19365.036
  • O pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação

    José Vicente de Souza Aguiar, Kelly Almeida de Oliveira, Izaura Rodrigues do Nascimento
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19318.037
  • Formação docente na perspectiva da educação antirracista como prática social

    Fausto Ricardo Silva Sousa, Lizandra Sodré Sousa, Herli de Sousa Carvalho, Francisca Morais da Silveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19366.039
  • Sujeitos não hegemônicos na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal: indígenas, angolanos, moçambicanos e timorenses

    José Licínio Backes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19359.041
  • O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas

    Débora Cristina de Araujo, Eduardo da Silva Araujo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19345.040
  • “Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica

    Tainah Mota do Nascimento, Rodrigo Manoel Dias da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19334.042
  • O racismo como condição para pensar a ética das relações étnico-raciais na Educação Básica

    Beatriz da Silva Correa, Sônia Aparecida Siquelli
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19340.044
  • A questão racial entre tratos e retratos: leis e implementações “para inglês ver”

    Simoní Portela Leal, Francis Musa Boakari, Francilene Brito da Silva, Alisson Emanuel Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19373.045
  • Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada

    Alessandra Alfaro Bastos, Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19406.046
  • O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021)

    Tainara Batista Barros, Rita de Cássia de Souza, Maria Simone Euclides
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19403.047
  • A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Heloisa Martins Florenço, Gildo Volpato
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19421.049
  • Movimento Negro no Brasil: aprovação da Lei No 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais

    Adrielle Soares Cunha, José Correia de Amorim Júnior, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19357.051
  • Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade

    Daniela Boacik, Marlize Rubin-Oliveira, Franciele Clara Peloso
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18528.053
  • “O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político-institucionais

    Amauri Mendes Pereira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20003.054
  • Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola

    Suelen Cristina dos Santos Klem, Sandra Aparecida Pires Franco
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19381.058
  • Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal

    Claudinéia Lucion Savi, Maria de Lourdes Bernartt, Nilvania Aparecida de Mello
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18749.057
  • Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador

    Laura Rodrigues Paim Pamplona, Natalino Neves da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18344.060
  • A dimensão política e pedagógica da festa na comunidade Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MT

    Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19391.061
  • Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos

    Elizângela Áreas Ferreira de Almeida, Eliane Giachetto Saravali
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19320.063
  • O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?

    Maria da Gloria Calado, Anna Beatriz Mendes Felix
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19420.064
  • Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural

    Cristine Gabriela de Campos Flores, Luana Barth Gomes, Cledes Antonio Casagrande
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19332.065
  • Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia

    Maria José Souza Pinho, Kelly Meneses Fernandes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18539.066
  • Youtubers indígenas brasileiros: interfaces entre cultura e educação

    Lia Machado Fiuza Fialho, Márcia Cristiane Ferreira Mendes
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18337.067
  • A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil

    Eduarda Souza Gaudio, Joana Célia dos Passos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19364.068
  • Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista

    Luís Thiago Freire Dantas
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18499.069
  • Limitações da política educacional antirracista implementada pela Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP

    Cleidiane Colins Gomes, Piedade Lino Videira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18432.070
  • Relações étnico-raciais e suas produções na área da Educação: uma análise na plataforma SciELO

    Brunna Alves Silva, Sandro Rogério Vargas Ustra
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19379.071
  • A obra infantil de Monteiro Lobato: do racistês ao pretuguês

    Anamaria Ladeira Pereira, Camila Santos Pereira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19417.072
  • Do estar à deriva ao aquilombamento: territorialidade e produção de saberes de coletivos negros da UFRJ

    Tamiris Pereira Rizzo, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19413.073
  • Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro

    Maurício Silva
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19343.075
  • Diálogos entre as escolas e os saberes das comunidades quilombolas: a descolonização/decolonização do currículo a partir da Lei No 10.639/2003

    Marco Antonio Leandro Barzano, Maria Cristina de Jesus Sampaio, André Carneiro Melo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19412.074
  • Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo

    Ana Carolina Ferreira Barbara, Florença Freitas Silvério, Marcelo Tadeu Motokane
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076
  • Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais

    Ilaina Damasceno Pereira, Liana dos Santos Ribeiro, Natalia Conceição Viana, Sônia Beatriz dos Santos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19424.078
  • As afrodescendências no trovadorismo ibérico

    José Nogueira da Silva, Adriana Cavalcanti dos Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19385.080
  • Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças

    Marciele Nazaré Coelho, Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes, Regina de Oliveira Dyonisio
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19322.077
  • Heteroidentificação racial: o contexto das ações afirmativas no Ensino Superior

    Pâmella Silva Alves
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19400.081
  • Saberes de vidas: rodas interativas, diálogos e o Movimento de Mulheres Negras

    Fernanda Priscila Alves da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18339.082
  • Inclusão de pessoas negras e de saberes afrodiaspóricos em Universidades brasileiras: a diversidade epistêmica como estratégia

    Érika de Sousa Mendonça, Amilson de Carvalho Gominho Filho, Ana Letícia Cordeiro de Melo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19393.085
  • Educação jongueira: repertório afrodiaspórico de afirmação da vida na infância

    Vivian Parreira da Silva, Tatiane Cosentino Rodrigues
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19396.090
  • Quando a representatividade importa: reflexões sobre racismo, valorização identitária negra e Educação Básica

    Adriana Gonçalves Correa, Paulo Melgaço da Silva Junior, Érika Loureiro de Carvalho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19407.092

Resenhas - Dossiê