Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19381.058Resumo
Este estudo teve por objeto a obra literária Azur & Asmar, escrita e ilustrada por Michel Ocelot, edição de 2007, e o filme As aventuras de Azur e Asmar, dirigido e animado pelo mesmo autor, em 2006. O objetivo da pesquisa foi o de perceber a relação da categoria de conteúdo e forma presente nessas obras como possibilidade de ampliação da competência leitora e visão de mundo acerca da diversidade humana. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. A análise permitiu afirmar que a leitura e a compreensão dos elementos do conteúdo e a forma das obras são indispensáveis para a compreensão global dos sentidos textuais e um importante processo educativo capaz de promover reflexão e equidade racial.
Palavras-chave: Leitura literária. Conteúdo e forma. Educação étnico-racial.
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