A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21141.094

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma rede de atores que defendem a educação domiciliar no Brasil. Nosso objetivo é contribuir para a identificação dos atores e para a compreensão da educação domiciliar em si bem como para o entendimento do movimento conservador brasileiro, que se manifesta em uma aliança conservadora. Para tanto, trazemos o contexto do avanço do conservadorismo no Brasil, por meio de um complexo referencial teórico. Na sequência, trazemos um panorama sobre a educação domiciliar no Brasil e no mundo. Na seção seguinte, tratamos da metodologia da pesquisa que gerou este artigo, apresentando a forma como foram coletados os dados utilizados na elaboração do mapeamento da rede estudada. Por fim, apresentamos a rede da educação domiciliar no Brasil, situando atores e oferecemos considerações finais. Concluímos que a defesa da educação domiciliar conta com argumentos característicos de distintos grupos, mostrando a potencialidade do conceito de aliança conservadora e de articulação para análise e compreensão do conservadorismo brasileiro.

Palavras-chave: Educação domiciliar. Conservadorismo. Análise de redes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iana Gomes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Luis Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PhD em Educação pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos, Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pesquisador Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luis Felipe Rosa, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB)

Gabriel Dias dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em Letras e bolsista de iniciação científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2022-12-30

Como Citar

LIMA, I. G. de .; GANDIN, L. A.; ROSA, L. F.; SANTOS, G. D. dos. A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.21141.094. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21141. Acesso em: 27 abr. 2024.