A ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14407.014

Palavras-chave:

Pretensões de validade, Pesquisa crítica, Metodologia, Validity claims, Critical research, Methodology, Pretensiones de validez, Investigación crítica, Metodología

Resumo

Este artigo discute as contribuições da ferramenta metodológica das pretensões de validade para a pesquisa educacional crítica. Essa ferramenta de análise de dados foi formulada por Jürgen Habermas e rearticulada para o campo da pesquisa educacional crítica por Phil Francis Carspecken. Este texto introduz as pretensões de validade, discute conceitos dessa ferramenta e explora um caso de sua utilização. Nesse caso, a ferramenta funciona como chave de leitura de dados coletados em questionários sobre como alunos de escolas desiguais em Porto Alegre julgam a qualidade de sua educação. Argumenta-se que essa perspectiva constitui um referencial teórico-metodológico possível para análises críticas e que a própria incorporação formal de perspectivas analíticas de modo geral contribui para o debate da área no Brasil.

 

Palavras-chave: Pretensões de validade. Pesquisa crítica. Metodologia.

 

Abstract

 

The methodological tool of the validity claims: a contribution to data analyzing in critical educational studies

 

This article discusses the contributions of the methodological tool of validity claims to critical educational research. This data analysis tool was formulated by Jürgen Habermas and rearticulated into the field of critical educational research by Phil Francis Carspecken. This text introduces the validity claims, discusses core concepts of this tool and explores a case in which the tool was used. In this case, the tool is presented as a key to reading data collected by questionnaires on how students from unequal schools in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, judge the quality of their education. It is argued that this perspective constitutes a possible theoretical-methodological framework for critical analysis and, furthermore, that the formal incorporation of analytical perspectives by itself contributes to the debate and research of the area in Brazil.

 

Keywords: Validity claims. Critical research. Methodology.

 

Resumen

 

La herramienta metodológica de las pretensiones de validez: una contribución para procesamiento de datos en estudios educativos críticos

 

Este artículo discute las contribuciones de la herramienta metodológica de las pretensiones de validez para la investigación educativa crítica. Esta herramienta de análisis de datos fue formulada por Jürgen Habermas y rearticulada para el campo de la investigación educativa crítica por Phil Francis Carspecken. El texto introduce las pretensiones de validez, discute conceptos de esta herramienta y explora un caso de su utilización. En este caso, la herramienta funciona como una clave de lectura de datos recopilados en cuestionarios sobre cómo alumnos de escuelas desiguales en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, juzgan la calidad de su educación. Se argumenta que esta perspectiva constituye un marco teórico-metodológico posible para análisis críticos y que la propia incorporación formal de perspectivas analíticas de modo general contribuye para el debate del área en Brasil.

 

Palabras clave: Pretensiones de validez. Investigación crítica. Metodología.

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

GANDIN, L. A.; GOLBSPAN, R. B. A ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14407.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14407. Acesso em: 22 dez. 2024.