v. 12 n. 3 (2017)

Artigos

  • Las reglas de nuestro juego: privatización neoliberal de la educación en Chile

    Jorge Alarcón Leiva
    690-707
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.001
  • “De intelectuales a expertos” en el campo educativo argentino de la década del sesenta. El caso del Centro de Investigaciones en Ciencias de la Educación

    Jorgelina Mendez
    708-727
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.002
  • Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado

    Bruno Gawryszewski, Vânia Cardoso da Motta, Camila Kipper Putzke
    728-748
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.003
  • Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    749-771
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004
  • A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica

    Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
    772-787
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.005
  • Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015)

    Sanny S. da Rosa, Branca Jurema Ponce
    788-807
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.006
  • Caminhos possíveis em contextos reais: o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de análise da tradução de políticas

    Marília Segabinazzi, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes
    808-825
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.007
  • O que dizem os estudantes surdos da Universidade Federal de Santa Maria sobre a sua permanência no ensino superior

    Luiz Renato Martins Rocha, Lara Ferreira Santos
    826-847
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.008
  • Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais

    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    848-863
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.009
  • A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Claudia Regina Mosca Giroto
    864-886
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.010
  • Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática

    Elisângela Bastos de Melo Espindola, Licia de Souza Leão Maia
    887-908
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.011
  • Avaliação da Educação Superior no Brasil: discursos, práticas e disputas

    Alfredo Macedo Gomes, Assis Leão da Silva, Ana Lúcia Borba de Arruda
    909-928
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.012
  • Justiça social na educação: pressupostos e desdobramentos práticos

    Iana Gomes de Lima, Luís Armando Gandin
    929-941
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.013
  • Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira

    Allan Kenji Seki, Artur Gomes de Souza, Filipe Anselmo Gomes, Olinda Evangelista
    942-959
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.014
  • Mediação verbal para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais: reflexões e (pro)posições

    Giovani Ferreira Bezerra
    960-979
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.015
  • Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva

    Aparecida Favoreto, Ireni Marilene Zago Figueiredo, Isaura Monica Souza Zanardini
    980-994
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.016
  • Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências

    Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista
    995-1012
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.017
  • Representações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno

    Vânia de Oliveira, Bernadete Machado Serpe, Ademir José Rosso
    1013-1027
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.018

Resenha

Tradução

  • Antonio Gramsci: escritos sobre educação e política (1916-1919)

    Tradução de Anita Helena Schlesener
    1035-1040
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.020

Documento

  • Código de Ética

    American Educational Research Association – AERA
    1041-1065
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.021
  • Comentários sobre o Código de Ética da AERA

    Jefferson Mainardes
    1066-1070
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.022