Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB - Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.009

Resumo

O presente artigo busca compreender de que maneira a profissão docente na roça se reconfigurou diante dos contextos das novas ruralidades e como professores da roça têm considerado as diferenças em suas salas de aula. Tomamos como base teórica as discussões de Moreira (2005), Carneiro (1998, 2012), Rios (2011, 2015), Pineau (2014) e Silva (2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas de formação foram o ponto central da investigação. Utilizamos como dispositivos de pesquisa as entrevistas narrativas com três professoras e um professor que moram e exercem a docência na roça, em escolas da rede pública da Educação Básica. Os resultados nos proporcionaram maior entendimento sobre como os sentidos são construídos e ressignificados a partir das novas ruralidades e sua relação com a educação. A conclusão é de que há necessidade da criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as identidade e as diferenças.

 

Palavras-chave: Docência. Ruralidades. Diferenças. Pesquisa (auto) biográfica.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
570
Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '1713
| |
Outros formatos de visualizações
56
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20267.0
|

Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestre em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Professor da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Várzea do Poço/Bahia; Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo PPGEduC - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Professor Asistente da UNEB no DCHT Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da UNEB, lotada no Dpartamento de Edcucação - DEDC e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC. Pós- doutora em Educação pela USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidades na Educação Básica - DIVERSO.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

MOTA, C. M. de A.; SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 848–863, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9370. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos