v. 12 n. 1 (2017): Seção Temática: A ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: continuando o debate

Artigos

  • Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual

    Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Abegair Farias de Lima
    9-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0001
  • Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciências

    Sílvia Ferreira, Ana Maria Morais
    25-47
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0002
  • Consciência fonológica e desempenho geral na leitura. Que relação? Estudo com alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade

    Ana Paula Couceiro Figueira, António Roberto Botelho
    48-63
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0003
  • Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica

    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Oriomar Skalinski Junior
    64-82
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0004
  • As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro

    Clézio dos Santos
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005
  • PIBID na constituição da docência do professor de Língua Portuguesa: experiências no chão da escola

    Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, André Luiz Gaspari Madureira
    99-117
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0006
  • América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História

    Léia Adriana Santiago, Joan Pagès Blanch, Marco Antônio de Carvalho
    118-137
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0007
  • Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade

    Elton Luiz Nardi
    138-162
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0008
  • Políticas Curriculares e Teoria do discurso: um estudo de caso

    Jair Jonko Araujo, Álvaro Moreira Hypolito
    163-183
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0009
  • Sob o nome ciclos: disputas discursivas para significar uma educação democrática

    Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Alice Casimiro Lopes
    184-202
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0010
  • Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler

    Clívio Pimentel Júnior, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Maria Roseli Gomes Brito de Sá
    203-222
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011
  • A (des)valorização profissional docente: implicações da oferta e demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013)

    Marta Rosani Taras Vaz, Gisele Masson
    223-243
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0012

Seção Temática: A ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: continuando o debate

  • Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas

    Luciano Santos
    244-256
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013
  • Ética e pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: um caso a ser pensado

    Fausto dos Santos Amaral Filho
    257-266
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0014
  • DOCUMENTO - Cronologia da luta pela regulação específica para as Ciências Humanas e Sociais da avaliação da ética em pesquisa no Brasil

    Luiz Fernando Dias Duarte
    267-286
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0015

Resenhas

Entrevista

  • Entrevista com Tristan McCowan

    Nilda Stecanela
    294-305
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0018