América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História

Autores

  • Léia Adriana Santiago Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano http://orcid.org/0000-0002-6057-6808
  • Joan Pagès Blanch Universidade Autônoma de Barcelona.
  • Marco Antônio de Carvalho Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0007

Resumo

Este artigo tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História da Argentina, Brasil e Espanha, com o propósito de analisar as mudanças e permanências, inclusões e exclusões existentes nos documentos prescritos e no que é efetivamente realizado na sala de aula, buscando perceber se estes conteúdos têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de História que estimule a formação de uma consciência cidadã. Assim, são trazidos os dados das análises realizadas em currículos, em livros didáticos, e em entrevistas com professores. Os resultados obtidos sinalizam para a escassa inclusão e permanência de conteúdos veiculados sobre a América Latina em currículos e livros didáticos, que se desdobra, semelhantemente, no contexto da sala de aula.

 

Palavras-chave: América Latina. Ensino de História. Fontes documentais.

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Biografia do Autor

Léia Adriana Santiago, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Educação. Pesquisadora na área do ensino de História. Professora de História e de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, Morrinhos (GO).

Joan Pagès Blanch, Universidade Autônoma de Barcelona.

Catedrático da Universitat Autònoma de Barcelona. Facultat de Ciències de l’Educació - Departament de Didàctica de la Llengua, de la Literatura i de les Ciències Socials. Responsável pelo Grupo de Investigação em Didática das Ciências Sociais (GREDICS)

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação. Professor da área de politicas e gestão educacional, no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, Morrinhos (GO).

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Publicado

2017-04-08

Como Citar

SANTIAGO, L. A.; PAGÈS BLANCH, J.; CARVALHO, M. A. de. América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 118–137, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9186. Acesso em: 26 abr. 2025.