Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler

Autores

  • Clívio Pimentel Júnior Universidade Federal da Bahia
  • Maria Inez da Silva de Souza Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito de Sá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011

Resumo

Neste ensaio teórico, investigam-se aproximações e tensionamentos entre o pensamento de Butler e o campo das Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação. Focaliza-se, inicialmente, nos aspectos históricos e teórico-metodológicos das Pesquisas (Auto)Biográficas, sobretudo no cenário nacional, destacados em apresentações de dossiês temáticos, cartas de associações e artigos de revisão. Em seguida, discute-se acerca do desafio envolvido na aproximação entre os pressupostos teóricos das Pesquisas (Auto)Biográficas e os pressupostos filosóficos do movimento Pós-estrutural. Finalmente, argumenta-se em defesa da plausibilidade e da consistência teórica da aproximação entre pós-estruturalismo e Pesquisa (Auto)Biográfica tendo em vista a possibilidade de invenção de narrativas performáticas e pós-metafísicas de si.

 

Palavras-chave: Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativas de si. Pós-estruturalismo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
729
Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '17Apr 22 '17Apr 25 '17Apr 28 '17May 01 '17May 04 '17May 07 '177.0
| |
Outros formatos de visualizações
134
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202612
|

Biografia do Autor

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação. Professor Substituto no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores - FEP/FACED/UFBA.

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/MPED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP/FACED/UFBA.

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Educação I, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Vice coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/MPED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP/FACED/UFBA.

Downloads

Publicado

2017-04-08

Como Citar

JÚNIOR, C. P.; CARVALHO, M. I. da S. de S.; SÁ, M. R. G. B. de. Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 203–222, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9364. Acesso em: 26 abr. 2025.