Políticas Curriculares e Teoria do discurso: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0009Resumo
Apresenta um estudo de caso que discute os novos sentidos produzidos nas políticas curriculares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A utilização em conjunto do Ciclo de Políticas, proposto por Ball, e da Teoria do Discurso (TD) de Laclau, potencializou a análise de sentidos de forma não hierárquica entre os diferentes contextos envolvidos na construção destas políticas. No processo de análise de documentos oficiais do MEC e do IFSul e de entrevistas com gestores e docentes da instituição, optou-se por identificar, com auxílio da ferramenta WordSmith, sentidos e deslocamentos ao redor dos significantes ensino, pesquisa, extensão e articulação. Neste trabalho, exemplificando a potencialidade dos conceitos da TD, faz-se a análise em torno do significante extensão, interpretando-se que há dificuldades de fixação de sentidos para esta dimensão educacional e que a expectativa dos gestores, acolhidas pelos professores, é que estes sejam capazes de dar conta de suas demandas.
Palavras-chave: Teoria do discurso. Política curricular. Educação profissional e tecnológica.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.