Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012

Resumo

Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.  Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.

 

Palavras-chave: PIBID. Cotidiano escolar. Aprendizagem da docência.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
368
Apr 19 '18Apr 22 '18Apr 25 '18Apr 28 '18May 01 '18May 04 '18May 07 '18May 10 '18May 13 '18May 16 '1845
| |
Outros formatos de visualizações
123
Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo PPGEDUC - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Professor Asistente da UNEB no DCHT Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 202–218, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10958. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos