Avaliação da Educação Superior no Brasil: discursos, práticas e disputas

Autores

  • Alfredo Macedo Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Assis Leão da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/IFPE
  • Ana Lúcia Borba de Arruda Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.012

Resumo

Este texto analisa o campo da Educação Superior, tomando como sujeito-objeto de investigação as políticas de avaliação, o posicionamento e o engajamento de determinados sujeitos na formulação e na implementação das políticas de avaliação da Educação Superior, o que implica explorar facetas relevantes da disputa e da estruturação do campo da Educação Superior no Brasil. A análise explorou documentos e publicações, assim como movimentações e posicionamentos dos sujeitos no campo e na esfera estatal. Argumenta-se que as políticas de avaliação da Educação Superior têm sido permeadas por disputas expressas por meio do posicionamento de grupos que se situam no campo e no aparelho de Estado – MEC, CONAES, INEP – que disputam o campo desde 1990. Dois posicionamentos predominam no campo, o discurso e o modelo de avaliação contextual-participativo e o racional-objetivista. O cenário delineado nos últimos anos permite observar que a introdução de índices por parte das agências estatais promoveu uma virada na condução da política de avaliação, realinhando-a à perspectiva racional-objetivista.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Políticas de avaliação. Campo da Educação Superior. Brasil.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

MACEDO GOMES, A.; LEÃO DA SILVA, A.; BORBA DE ARRUDA, A. L. Avaliação da Educação Superior no Brasil: discursos, práticas e disputas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 909–928, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9905. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos