Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015)

Autores

  • Sanny S. da Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
  • Branca Jurema Ponce Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.006

Resumo

Este texto examina os problemas e as abordagens epistemológicas de pesquisas em políticas curriculares em suas interfaces com a formação e o trabalho docente. Foram analisados 77 artigos publicados, entre 2010 e 2015, em periódicos nacionais classificados nos estratos A1 e A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia combinou a análise temática de conteúdos com o esquema analítico do enfoque epistemológico das pesquisas em políticas educacionais (EEPE). Os resultados apontam não apenas para a necessidade de fortalecimento epistemológico das produções desse campo, mas também de um diálogo mais fecundo entre a base empírica das pesquisas e seus referenciais teóricos.   

 

Palavras-chave: Políticas curriculares. Abordagens epistemológicas. Problemas de pesquisa.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

ROSA, S. S. da; PONCE, B. J. Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015). Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 788–807, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9704. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos