Representações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno

Autores

  • Vânia de Oliveira
  • Bernadete Machado Serpe Instituto Federal de Santa Catarina
  • Ademir José Rosso UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.018

Resumo

O artigo descreve as representações sociais (RS) dos pais de crianças e adolescentes sobre os papéis da família, escola e contraturno social e sobre o desenvolvimento moral. O estudo foi desenvolvido em instituição de contraturno social de uma cidade paranaense que atende 250 crianças e adolescentes em situação de risco. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com os pais ou com outros responsáveis por essas crianças e adolescentes (N=60). A descrição das RS circulantes fundamenta-se na análise das informações, imagens e atitudes fornecidas pelos entrevistados. A pesquisa revela que a escola é vista como utilidade futura para o trabalho; o contraturno é tido como extensão de casa e coadjuvante na educação moral doméstica; e o processo educacional doméstico é compreendido como correção dos erros e desvios morais.

 

Palavras-chave: Contraturno social. Família. Educação moral.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

OLIVEIRA, V. de; SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. Representações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1013–1027, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10391. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos