Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012

Autores

  • Graciele Glap Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0003

Resumo

Este artigo é originário de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, que teve um caráter inventariante de produções científicas sobre avaliação na/da Educação Infantil, coletadas por meio de consulta eletrônica e de produções impressas, publicadas no período de 2000 a 2012. Foram localizados 47 trabalhos, sendo 24 artigos, 20 dissertações e 3 teses. Os resumos dos trabalhos foram analisados por meio do software ALCESTE, e o corpus de análise articula-se em torno de duas categorias: avaliação na Educação Infantil, voltada às pesquisas sobre avaliação no contexto micro escolar, e avaliação da Educação Infantil, referente ao contexto meso e macro escolar, ou seja, à avaliação das políticas/programas e instituições.

 

Palavras-chave: Avaliação na/da Educação Infantil. Estado da arte. Infância.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
902
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202639
|

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

GLAP, G.; BRANDALISE, M. Ângela T.; ROSSO, A. J. Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 43–67, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6388. Acesso em: 28 abr. 2025.