Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012

Autores

  • Graciele Glap Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0003

Resumo

Este artigo é originário de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, que teve um caráter inventariante de produções científicas sobre avaliação na/da Educação Infantil, coletadas por meio de consulta eletrônica e de produções impressas, publicadas no período de 2000 a 2012. Foram localizados 47 trabalhos, sendo 24 artigos, 20 dissertações e 3 teses. Os resumos dos trabalhos foram analisados por meio do software ALCESTE, e o corpus de análise articula-se em torno de duas categorias: avaliação na Educação Infantil, voltada às pesquisas sobre avaliação no contexto micro escolar, e avaliação da Educação Infantil, referente ao contexto meso e macro escolar, ou seja, à avaliação das políticas/programas e instituições.

 

Palavras-chave: Avaliação na/da Educação Infantil. Estado da arte. Infância.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

GLAP, G.; BRANDALISE, M. Ângela T.; ROSSO, A. J. Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 43–67, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6388. Acesso em: 22 dez. 2024.