Avaliação do Programa de Formação Continuada das escolas públicas paranaenses na modalidade de Semanas Pedagógicas

Autores

  • Michélle Barreto Justus Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0004

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar o Programa de Formação Continuada de professores do Estado do Paraná, na modalidade de Semanas Pedagógicas, dos períodos de 2007-2010 e 2011-2014, referentes aos governos Roberto Requião e Beto Richa, respectivamente. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões sobre avaliação de programas educacionais (FERNANDES, 2011).  As Semanas Pedagógicas foram avaliadas por pedagogos de escolas públicas paranaenses. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativas diferenças na concepção de formação continuada desenvolvidas nos dois períodos avaliados, apontando fragilidades em relação à falta de preocupação efetiva com o desenvolvimento profissional do professor e com a realidade escolar, e consequentemente, pouca efetividade para melhoria das práticas pedagógicas.

 

Palavras-chave: Avaliação de programas educacionais. Formação continuada de professores. Semanas Pedagógicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michélle Barreto Justus, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015), especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (2009), Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), graduada em Psicologia Bacharelado pelo IESSA (2010). Atua como Pedagoga em Escola Pública Estadual.

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1979), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e Doutora em Educação/Currículo pela PUC/SP. (2007). Professora associada do Departamento de Matemática e Estatística e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE Mestrado e Doutorado da UEPG. Desenvolve pesquisas sobre política educacional e avaliação, voltadas tanto à Educação Superior como à Educação Básica, com enfoque em avaliação institucional, autoavaliação de escolas, avaliação de políticas públicas/educacionais. Também desenvolve pesquisas sobre políticas curriculares e ensino da matemática, com ênfase em avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, currículo e educação estatística. Atuou na Pró-reitoria de Planejamento-PROPLAN, da UEPG, como presidente da Comissão Própria de Avaliação coordenando os processos de avaliação no âmbito institucional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação - GEPPEA, vinculado ao CNPQ.

Downloads

Publicado

2018-05-17

Como Citar

JUSTUS, M. B.; BRANDALISE, M. Ângela T. Avaliação do Programa de Formação Continuada das escolas públicas paranaenses na modalidade de Semanas Pedagógicas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 692–712, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11795. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos