Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21737.053

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) dos stakeholders acerca da avaliação do objetivo do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (PEESPP), de 2012, no contexto do Centro de Ressocialização Feminino (CRESF), localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Foi avaliada a etapa de implementação do PEESPP, centrando-se nos stakeholders. O encaminhamento metodológico corresponde à abordagem qualitativa de análise dos dados. A AAD fundamenta-se em Foucault (2012).  O artigo apresenta seus resultados a partir da tríade: avaliação; objetivo do Plano; e AAD dos stakeholders. A partir da análise dos resultados da avaliação, a respeito do objetivo do PEESPP, concluiu-se que há coerência entre o discurso normativo federal, do estado do Paraná, e da agenda social supranacional para essa demanda. A AAD revelou duas contradições quanto à capacidade do Plano de atingir seu objetivo de possibilitar o acesso à educação à população penitenciária paranaense. A primeira delas refere-se à incompatibilidade de atribuição das instituições envolvidas na extensão do direito à educação à população penitenciária: a prisão e a escola. A segunda diz respeito à adequação da política ao contexto em que se insere. Os discursos normativos denotam uma compreensão do ambiente das instituições penais distante da realidade.

Palavras-chave: Educação na prisão. Avaliação de políticas educacionais. Penitenciária feminina.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
293
Jun 13 '23Jun 16 '23Jun 19 '23Jun 22 '23Jun 25 '23Jun 28 '23Jul 01 '23Jul 04 '23Jul 07 '23Jul 10 '239
|
Outros formatos de visualizações
14
Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0

Biografia do Autor

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação, coordenadora do GEPPEA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

BONATTO, B. M.; BRANDALISE, M. Ângela T. Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21737.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21737. Acesso em: 13 abr. 2025.