Identidade profissional e formação jornalística em contexto pós-moderno

Autores

  • Aline Louize Deliberali Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-1268-9514
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25700.105

Resumo

Neste ensaio, analisam-se as transformações da modernidade líquida que reconfiguram a identidade profissional do jornalista e propõe alternativas para o processo formativo. As incertezas estruturais do jornalismo, intensificadas pelas tecnologias de comunicação e informação e pela precarização laboral, são interpretadas à luz do referencial baumaniano. As mudanças contínuas nos formatos, nos canais de divulgação e na participação dos leitores repercutem diretamente na identidade profissional. Esse cenário exige a revisão das definições de ensino-aprendizagem, de metodologia e de princípios curriculares que orientam a formação em jornalismo. Em contexto de identidades fluídas, a aprendizagem contínua destaca a centralidade da aprendizagem terciária, associada a metodologias problematizadoras, currículos rizomáticos e narrativos. A formação deixa de ser transmissão linear e passa a se constituir como um sistema aberto, complexo e interdisciplinar, orientado por mediações, rupturas e reorganizações, capaz de sustentar competências críticas, éticas e o compromisso social do jornalismo contemporâneo.

Palavras-chave: Modernidade líquida. Formação jornalística. Aprendizagem terciária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Louize Deliberali Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora colaboradora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela UFSC. Professor aposentado do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

ROSSO, A. L. D.; ROSSO, A. J. Identidade profissional e formação jornalística em contexto pós-moderno. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25700.105. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25700. Acesso em: 9 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação