Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática

Autores

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.011

Resumo

Este trabalho, fruto de uma tese de doutorado, tem por objetivo analisar as representações sociais de professores de matemática brasileiros e franceses acerca de sua competência profissional. A análise está ancorada em um levantamento teórico sobre a relação entre os termos profissão e profissionalidade e sobre elementos e domínios da profissionalidade docente (ABAELLA, 1992; ROLDÃO, 2005, entre outros). A metodologia fundamenta-se na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976). A pesquisa contou com a participação de 252 professores de matemática brasileiros e franceses atuantes em escolas públicas. Dentre os resultados, destacamos as semelhanças e diferenças entre as representações dos professores sobre sua competência profissional, baseadas nos domínios deontológico, disciplinar, didático, pessoalidade, entre outros, da profissionalidade docente.

 

Palavras-chave: Profisssionalidade docente. Representações Sociais. Competência Profissional de Professores de Matemática.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
362
Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '17Aug 07 '17Aug 10 '17Aug 13 '17Aug 16 '17Aug 19 '17Aug 22 '17Aug 25 '173.0
| |
Outros formatos de visualizações
43
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|

Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

ESPINDOLA, E. B. de M.; MAIA, L. de S. L. Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 887–908, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9077. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos