Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.011Resumo
Este trabalho, fruto de uma tese de doutorado, tem por objetivo analisar as representações sociais de professores de matemática brasileiros e franceses acerca de sua competência profissional. A análise está ancorada em um levantamento teórico sobre a relação entre os termos profissão e profissionalidade e sobre elementos e domínios da profissionalidade docente (ABAELLA, 1992; ROLDÃO, 2005, entre outros). A metodologia fundamenta-se na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976). A pesquisa contou com a participação de 252 professores de matemática brasileiros e franceses atuantes em escolas públicas. Dentre os resultados, destacamos as semelhanças e diferenças entre as representações dos professores sobre sua competência profissional, baseadas nos domínios deontológico, disciplinar, didático, pessoalidade, entre outros, da profissionalidade docente.
Palavras-chave: Profisssionalidade docente. Representações Sociais. Competência Profissional de Professores de Matemática.
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