Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva

Autores

  • Aparecida Favoreto UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR
  • Isaura Monica Souza Zanardini UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.016

Resumo

O artigo tem como propósito refletir sobre o Trabalho Docente e seu processo formativo por intermédio de pesquisa bibliográfica. Inicialmente, define o que é trabalho social humano, tanto em seu aspecto produtivo quanto em sua forma alienante; posteriormente, busca compreender o Trabalho Docente na sua especificidade e nos aspectos determinantes da sociedade capitalista. Destes estudos, problematiza sobre a relação teoria e prática na formação docente, verificando as condições objetivas e subjetivas inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, em que conteúdo e método unificam-se e complementam-se, constituindo a práxis reflexiva. Neste caso, concluiu que a lógica dialética é uma das possibilidades de refletir sobre a relação teoria e prática.

 

Palavras-chave: Formação Docente. Trabalho Docente. Práxis Reflexiva.

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Publicado

2017-09-26

Como Citar

FAVORETO, A.; ZAGO FIGUEIREDO, I. M.; ZANARDINI, I. M. S. Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 980–994, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10390. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos