Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015)

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004

Resumo

O objetivo do artigo, que apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutoramento, é analisar a historiografia recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná, entre os anos 2000 e 2015. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica em periódicos e em anais de congressos científicos, por meio do qual procura evidenciar, em forma de balanço e estado da arte, os temas privilegiados e apontar, a partir deles, possibilidades para futuras pesquisas. Os resultados identificaram, em setenta e quatro trabalhos analisados, vinte e quatro temas pesquisados, bem como um aumento quantitativo da produção nos últimos cinco anos. A conclusão sugere que o momento presente caracteriza-se por um grande interesse dos historiadores da região pelo seu passado educacional provincial.

 

Palavras-chave: Estado da arte. Historiografia. Província do Paraná.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

TUCHINSKI DOS ANJOS, J. J. Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015). Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 749–771, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9203. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos