Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise

Autores

  • Iana Gomes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luís Armando Gandin UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

Resumo

O texto apresenta a construção de ferramentas teóricas para a análise do estado e das políticas públicas contemporâneas, com especial atenção às políticas educacionais. Com a contribuição de John Clarke e Janet Newman e agregando conceitos utilizados por Michael Apple e Stephen Ball, o texto oferece lentes teóricas para o exame da natureza gerencialista do Estado contemporâneo. Através de uma dispersão do poder, deborramento das fronteiras entre o público e o privado e de políticas avaliativas que controlam as ações das instituições públicas, o Estado gerencial combate o Estado de bem-estar social e cria as bases para políticas públicas que redesenham a relação entre sociedade civil e Estado. O texto conclui com algumas implicações para o campo de estudo das políticas educacionais, enfatizando que a lógica gerencialista não é transposta automaticamente, sem mediações, a todas as ações do estado.

 

Palavras-chave: Gerencialismo. Políticas Educacionais. Estado.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,734
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026216
|
  • Citations
  • CrossRef - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 14

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 69–84, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3398. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos