Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004

Resumo

O artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas.

Palavras-chave: Portugal. Pinhal Interior Sul. Centro escolar. Escola rural. Carta educativa.

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Biografia do Autor

Carlos Manique da Silva, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação. Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal).

Publicado

2022-01-01

Como Citar

MANIQUE DA SILVA, C. Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18513. Acesso em: 5 nov. 2024.