A política da sociologia crítica das políticas: mobilidades, amarras e redes de elite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19696.001

Resumo

Este artigo reflete sobre o que significa fazer sociologia crítica das políticas na mudança de contextos teóricos, empíricos e metodológicos da educação. Concentramos nossas lentes analíticas em duas considerações principais. Em primeiro lugar, refletimos sobre a política da criticidade, examinando diferentes afirmações e debates sobre o que significa fazer pesquisa crítica e ser um pesquisador crítico da política educacional, prestando atenção especial a como os sociólogos das políticas posicionam seu trabalho em relação ao poder da elite e às redes de políticas. Em segundo lugar, apoiamo-nos sobre essas bases para considerar a tendência de pesquisar mobilidades dentro da sociologia crítica das políticas, de modo a argumentar que a pesquisa “siga a política” contemporânea corre o risco de orientar os pesquisadores para os problemas e as agendas já estabelecidas por agentes políticos de elite e organizações, enquanto obscurece as forças não tão móveis que continuam a definir as políticas e as práticas educacionais. Também levantamos questões sobre as redes de elite e os níveis privilegiados de recursos normalmente necessários para conduzir esse tipo de pesquisa. Em conclusão, convidamos a uma discussão mais aprofundada sobre a política de produção de conhecimento e os desafios para os sociólogos das políticas que buscam ser críticos em contextos de mudança.

Palavras-chave: Sociologia da política. Criticidade. Mobilidade. Elites.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
654
Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '22Jan 25 '22Jan 28 '223.0
| |
Outros formatos de visualizações
14
Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Biografia do Autor

Glenn C. Savage, University of Western Australia

Professor Associado da University of Western Australia na School of Social Sciences e na Graduate School of Education.

Jessica Gerrard, University of Melbourne

Professora da University of Melbourne (Austrália).

Trevor Gale, University of Glasgow

Professor da University of Glasgow (Escócia).

Tebeje Molla, Deakin University

Professor da Deakin University (Austrália).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

SAVAGE, G. C. .; GERRARD, J. .; GALE, T. .; MOLLA, T. . A política da sociologia crítica das políticas: mobilidades, amarras e redes de elite. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19696.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19696. Acesso em: 5 mar. 2025.