A obra infantil de Monteiro Lobato: do racistês ao pretuguês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19417.072

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica de 15 livros infantis de Monteiro Lobato a partir de uma perspectiva antirracista. Como base para as argumentações, os estudos sobre relações raciais, sexismo e branquitude, desenvolvidos por diversas intelectuais negras, entre elas Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes e Conceição Evaristo, permeiam o texto visando transgredir as formas mais tradicionais de reflexão científica. O rigor teórico, contudo, não deixa de ser traçado nestas linhas em que urgentes indagações driblam o silenciamento e se expõem. Conclui-se que instigar novas concepções de realidade e confrontar um país racista faz parte de uma educação comprometida com o desmantelamento das injustiças e da indiferença destinadas às populações negras e indígenas.

Palavras-chave: Monteiro Lobato. Racismo. Literatura infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anamaria Ladeira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Integrante do Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) e do Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros (Degenera), ambos na UERJ.

Camila Santos Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Integrante do Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) e do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão (Geetrans). Bolsista do Programa Nota 10 – Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

PEREIRA, A. L.; PEREIRA, C. S. A obra infantil de Monteiro Lobato: do racistês ao pretuguês. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19417.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19417. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas