Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052

Resumo

Partindo de uma perspectiva interseccional, este artigo analisa como certas categorias sociais - origem étnico-racial, nacionalidade e contexto socioeconômico - determinam os percursos de jovens descendentes de imigrantes no acesso a carreiras profissionais artísticas. Os dados baseiam-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a jovens de diferentes origens (África, Brasil e Europa de Leste) a residirem em Sintra, Portugal. Os resultados indicam diferenças entre o acesso a profissões relacionadas com as artes, derivadas do entrecruzamento destas categorias sociais. Se, nalguns casos, a intersecção das categorias reproduz a sua posição social desfavorecida e bloqueia o acesso a estas carreiras; noutros casos, a sua posição social é mitigada e o acesso a estas carreiras acaba por ser facilitado. Na conclusão, sugere-se a necessidade de adotar em estudos futuros um paradigma interseccional nos percursos profissionais artísticos de jovens descendentes de imigrantes.

Palavras chave: Interseccionalidade. Carreiras profissionais artísticas. Descendentes de imigrantes.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
190
Apr 19 '22Apr 22 '22Apr 25 '22Apr 28 '22May 01 '22May 04 '22May 07 '22May 10 '22May 13 '22May 16 '227.0
| |
Outros formatos de visualizações
32
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Biografia do Autor

Sofia Gaspar, CIES-Iscte

CIES-Iscte, Lisboa, Portugal, doutorada em Sociologia.

Juliana Iorio, CIES-Iscte

CIES-Iscte, Lisboa, Portugal, doutorada em Geografia Humana – migrações.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

GASPAR, S.; IORIO, J. Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18500. Acesso em: 10 mar. 2025.